quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nervo

O que é
O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso.
De forma simplificada, podemos entender que cada nervo é envolvido por um tubo de tecido conjuntivo (chamado epineuro) e que este, possui vários fascículos nervosos que estão envolvidos por outra camada de tecido conjuntivo (perineuro) que está revestida de uma terceira camada de tecido conjuntivo chamada endoneuro.
As fibras nervosas são formadas por um axônio e suas bainhas envoltórias. As fibras nervosas dividem-se em dois tipos: as Amielínicas (axônios pequenos que possuem apenas uma dobra de mielina) e as Mielínicas (axônios de grande calibre que apresentam muitas dobras de bainha de mielina). A região em que não apresenta mielina é conhecida como nódulo de Ranvier, e é através desta região que o impulso nervoso é propagado.
Os nervos sensoriais transmitem um impulso gerado por um receptor sensorial do sistema nervoso central. Como exemplo, podemos citar os nervos motores, que transmitem um impulso do sistema nervoso central até um músculo ou víscera periférica.Os nervos ou pares craneais são os que saem diretamente do encéfalo (cérebro) seguindo em direção a face (enervação motora e sensorial), aos órgãos do sentido, vísceras e músculos proximais do tronco.
Os nervos raquídeos são aqueles que partem da medula espinhal. Eles são formados por duas raízes: a anterior espinal (motora) e a posterior espinal (sensorial). Os demais nervos são os periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário